À medida em que cada vez mais pessoas procuram por uma maneira de dirigir mais econômica e ecológica, o cenário automotivo está mudando para refletir essa demanda. Esses carros inovadores podem se assemelhar a carros movidos a gasolina do lado de fora, mas o que os diferencia está no interior e, mais especificamente, como eles funcionam.
Quais são as peças de um carro elétrico?
Motor elétrico
Retira energia da bateria ou do motor e a entrega às rodas para girá-las. Alguns motores têm funções regenerativas que carregam a bateria.
Bateria de tração
Armazena a eletricidade que é gerada e é então usada pelo motor elétrico para ser entregue às rodas.
Porta de carregamento
Usado para conectar o carro a uma fonte de alimentação externa ao recarregar a bateria.
OUTRAS PARTES
Transmissão: Pega a energia que é gerada a partir do motor elétrico e a transfere para as rodas, acionando-as e girando-as.
Bateria Auxiliar: Em um carro híbrido, é usada para ligar o carro e alimentar o veículo e seus acessórios de bordo. Em um carro totalmente elétrico, a bateria fornece eletricidade apenas aos acessórios.
Conversor: Converte a energia CC de alta tensão da bateria de tração em energia CC de baixa tensão para recarregar a bateria auxiliar, permitindo o uso de acessórios.
Inversor: Inverte a carga DC em carga AC para acionar o motor elétrico. Em seguida, ele faz o oposto para a frenagem regenerativa.
Gerador: Gera a eletricidade obtida do sistema de frenagem e a transfere para a bateria, para ajudar a alimentar o veículo.
Controlador: Gerencia o fluxo e a transferência de energia entre a bateria e o motor. Isso ajuda a gerenciar a velocidade do motor e o torque produzido.
Carregador de bordo: Converte a energia de uma estação de carregamento externa para recarregar a bateria. Ele também rastreia a tensão da bateria, a temperatura atual e o estado de carga.
Como funciona um carro elétrico?
A chave para qualquer carro elétrico, seja totalmente elétrico ou híbrido, é a energia da bateria.
A maioria dos carros elétricos usa uma bateria auxiliar para acessórios como Luzes, Painel e Sistemas de infoentretenimento.
Em veículos elétricos híbridos, a bateria auxiliar também é frequentemente usada para ligar o carro. Os EVs têm uma segunda fonte de bateria que é estritamente usada para alimentar o motor elétrico – a bateria de tração.
Normalmente localizada ao longo do piso do veículo devido ao seu peso, a bateria de tração é composta por milhares de células de íons de lítio. Estes produzem eletricidade através de mudanças químicas que acontecem quando a bateria está carregando.
Quando a eletricidade está sendo transferida da bateria, uma unidade de controle é usada para calcular a quantidade de energia a ser enviada ao motor elétrico. O motor então converte a energia em energia mecânica para mover as rodas. Como comparação, os motores de combustão encontrados em carros movidos a gás convertem-se em energia térmica em vez da queima de combustível.
Em veículos totalmente elétricos e híbridos, a frenagem regenerativa (regen) também é usada para fornecer energia de volta à bateria usando um inversor para inverter a energia dos freios. A frenagem regenerativa usa torque para desacelerar o veículo, recuperando a energia que normalmente é perdida em carros não elétricos.
O carregamento de carros elétricos é feito em uma estação de carregamento, seja uma estação doméstica ou local público, e é a maneira como eles permanecem alimentados. Uma vez conectados à estação de carregamento, os EVs usam uma porta de carregamento e um carregador integrado para converter a energia externa em carga da bateria. Enquanto os BEVs devem ser recarregados em um posto de recarga, os veículos híbridos podem ser recarregados em um posto de recarga ou reabastecidos em um posto de gasolina.
Quais são os benefícios ambientais dos carros elétricos?
Existem muitas razões pelas quais um carro elétrico é a escolha mais ecológica em comparação com os modelos com motor a gasolina. Para começar, as baterias elétricas duram de 10 a 20 anos, em oposição às baterias de vida mais curta em carros tradicionais, gerando menos desperdício. Os carros elétricos também ajudam a reduzir as emissões.
Como os carros movidos a gasolina queimam combustível para produzir energia, os gases desse processo saem do veículo pelo sistema de escape. Esses gases são prejudiciais ao meio ambiente, pois contêm uma série de poluentes, como o CO2.
Veículos totalmente elétricos (EVs) usam eletricidade em vez de combustíveis fósseis, resultando em zero emissões do carro. Híbridos (HEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) ainda usam combustíveis fósseis ao lado de eletricidade e, embora tenham emissões significativamente mais baixas do que carros movidos exclusivamente a gás, eles ainda produzem alguns gases de escape.
Para colocar em perspectiva, substituir um carro movido a gasolina na estrada por um elétrico evitará que uma média de 1,5 milhão de gramas de CO2 esteja no meio ambiente. Isso é equivalente às emissões de CO2 de 169 galões de gasolina consumidos.