Como dirigir um carro elétrico

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Há uma revolução acontecendo na maneira como abastecemos os carros que dirigimos: os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Para refletir esta mudança, grandes fabricantes como Tesla, Ford, GM e VW estão lançando cada vez mais opções de veículos elétricos (EVs).

Você pode achar que estes carros são mais complicados de dirigir, mas é o contrário. Eles são simples de operar, extremamente acessíveis e super práticos também.

Vamos falar aqui sobre como dirigir carros elétricos difere de dirigir carros movidos a gasolina, como tirar o máximo proveito de um carro elétrico e como eles são fáceis de dirigir.

Dirigir um carro elétrico é diferente?

A resposta curta a esta pergunta é não. Uma mais sutil é sim e não. Isso porque todos os princípios de dirigir um carro elétrico são exatamente os mesmos de um movido a gasolina. No entanto, existem diferenças na forma como a potência é entregue às rodas.

Dirigir um carro elétrico requer exatamente da mesma consciência de estrada que todos os motoristas precisam ter. Na maioria dos EVs, recursos como indicadores de direção, luzes e limpadores têm exatamente os mesmos controles que estamos acostumados em carros a gasolina.

Uma das maiores diferenças que você experimentará na primeira vez que estiver ao volante de um EV é que praticamente não há ruído do motor. Sem combustão interna no motor e sem emissão de gases de escape, o único som que um carro EV faz é do vento que passa sobre ele e suas rodas na estrada.

Dito isto, os fabricantes começaram a introduzir sons artificiais para substituir o ruído do motor. Isso é tanto para o benefício dos motoristas, que às vezes precisam desse feedback para medir sua velocidade, quanto para a segurança dos pedestres e outros usuários da estrada.

Como é dirigir um carro elétrico?

Muitas pessoas assumem que, quando entrarem em um carro elétrico pela primeira vez, será como dirigir um carro a gasolina com transmissão automática. Mas os carros elétricos funcionam de maneira um pouco diferente.

Há apenas dois pedais, o acelerador e o freio, assim como um automático. No entanto, enquanto uma transmissão automática trabalha para cima e para baixo nas marchas de acordo com a velocidade do carro e a carga colocada no motor, os EVs efetivamente têm apenas uma marcha.

O que isso significa é que o torque que os carros movidos a gasolina devem construir gradualmente está imediatamente disponível em um veículo elétrico. Como resultado, a aceleração a partir de um ponto de partida pode ser muito rápida, pois a força é aplicada diretamente às rodas.

Os EVs também usam algo chamado frenagem regenerativa (regen). Quando você tira o pé do acelerador, o carro automaticamente começa a aplicar os freios. Ao fazer isso, ajuda a carregar a bateria do carro.

Com um pouco de planejamento antecipado e consciência das condições da estrada à frente, você pode acabar freando fisicamente menos, pois a frenagem de regeneração usa torque para desacelerar o carro. Embora a frenagem de regeneração pareça um pouco diferente da frenagem padrão, é algo com o qual você se acostumará quanto mais estiver ao volante de um carro elétrico, com a maioria das pessoas se ajustando após apenas alguns quilômetros.

Qual é a maneira mais eficiente de dirigir um carro elétrico?

Exatamente da mesma forma que os veículos movidos a gasolina, existem maneiras de melhorar o desempenho de um veículo elétrico por meio de suas práticas de direção. Uma das principais preocupações ao dirigir um EV é a distância que ele percorrerá antes que a energia acabe e a bateria precise ser recarregada. Embora os EVs sejam naturalmente muito eficientes, é importante estar ciente de como você está dirigindo se quiser cobrir o alcance máximo possível com uma carga.

Uma das chaves para isso é ter um pé direito leve. Pode ser tentador usar todo esse torque para se afastar rapidamente quando o semáforo ficar verde, mas decolar mais devagar e suavemente preservará sua potência.

Parar lenta e gradualmente maximizará sua bateria também. Os EVs auxiliam o motorista nessa prática por meio de sua frenagem regenerativa, uma configuração que aumenta a carga da bateria ao recapturar energia que de outra forma seria desperdiçada com os métodos tradicionais de frenagem.

Outra coisa a considerar é quanta energia você está usando com outros recursos integrados. Ar condicionado, aquecimento e mídia drenam a energia da bateria. Se for seguro e confortável fazê-lo, é uma boa ideia desligá-los durante a viagem para economizar energia.

O que acontece se o carro elétrico ficar sem bateria?

Embora não seja impossível, a chance de seu EV ficar sem bateria é extremamente improvável. Isso se deve a alguns fatores:

Disponibilidade de estações de carregamento: Com mais de 40.000 estações de carregamento públicas nos EUA e iniciativas governamentais planejadas para instalar mais 500.000 estações em todo o país, há amplas oportunidades para carregar ao longo de sua jornada – hoje e no futuro.
Exibições de status da bateria: o Tesla Model 3, por exemplo, exibe o medidor de bateria e o alcance da bateria em um local proeminente na tela sensível ao toque para ajudar no monitoramento de sua carga. O medidor de bateria reflete a carga restante com porcentagem numérica, uma barra de status e mudanças de cor (verde para amarelo para vermelho). A autonomia da bateria exibe a estimativa de milhas restantes.
• Design inteligente: como o Model 3 detecta uma carga baixa, ele fornece alertas e avisos abundantes, bem como localizações de estações de carregamento próximas sugeridas por meio de notificações pop-up.

Existem inúmeras práticas para garantir que seu EV sempre tenha muita carga, como:

• Monitore a carga da bateria ao longo de sua viagem, tendo em mente condições climáticas extremas, práticas de condução inadequadas e uso excessivo de recursos do carro que reduzirão a carga mais rapidamente.
• Antecipe quando você precisará recarregar e onde as estações de carregamento estão localizadas, garantindo que a distância até a próxima estação de carregamento não seja maior que a distância restante na bateria.
• Fique à vontade com o seu método de pesquisa de localização preferido. As opções variam desde tocar no relâmpago na tela sensível ao toque do Model 3 até baixar aplicativos como Plugshare e/ou ChargePoint.

No caso improvável de sua bateria EV acabar, o carro irá gradualmente parar e estacionar. De lá, o carro precisará ser rebocado para uma estação de carregamento. Assim que o seu veículo estiver carregado, pode reiniciar a sua viagem.

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