Dia de Los Muertos: comemoração típica do México

Viagens e entretenimento

Essa é uma data celebrada anualmente no dia 02 de novembro em várias partes do mundo, e atualmente é a comemoração mais tradicional do México, onde é costume ir aos cemitérios visitar os entes queridos e amigos já falecidos, onde é preparado altares com comidas, velas e flores. Eles acreditam que apenas nesses dias os mortos podem voltar e ficar perto dos seus.

Origem

A origem dessa comemoração é indígena, existe desde os tempos dos maias e dos astecas, onde a comemoração era realizada durante todo o mês de agosto. Quando os colonizadores espanhóis chagaram ficaram jogados com o ritual pagão e alteraram essa data para o fim de outubro e início de novembro, fazendo ficar mais próxima do Dia de Todos os Santos e do dia de Finados, celebrados pelo calendário católico.

Símbolos

Há algumas diferenças na celebração do Dia dos Mortos em algumas regiões do país, porém alguns símbolos são gerais em qualquer região, e o mais comum deles é o altar de fotos.

O altar dos mortos é feito por níveis, que variam de 2 a 7. Cada um deles tem seu significado:

– Nível 1: térreo, é onde fica a cruz feita de flores, sementes ou frutas.
– Nível 2: fotografias das pessoas falecidas.
– Nível 3: frutas e pratos preferidos das pessoas falecidas.
– Nível 4: pan de muerto, um tipo de pão tradicional que é oferecido como alimento e consagração.
– Nível 5: sal, que simboliza a purificação.
– Nível 6: dedicado às almas do purgatório.
– Nível 7: imagem do santo de devoção da família.

Há outros itens que são distribuídos pelo altar, como incensos, água e outros objetos que as pessoas falecidas gostavam.

As caveiras de açúcar são doces feito de açúcar, água quente e limão e são moldados na forma de uma caveira. São confeitados com cores vivas e as vezes escrevem o nome de alguém na testa. Atualmente são feitas caveiras de outros itens, como chocolate, amendoim e mel.

Esqueletos com roupas e adereços também são comuns estarem espalhados por todos os lados e a tradição é que eles recepcionam as almas que vem visitar seus entes queridos no Dia dos Mortos. É possível encontrar esqueletos pequenos, grandes e até em tamanho real.

Para algumas culturas a decoração do Dia de Los Muertos pode ser mórbida, mas no México essa decoração alegre e divertida pode ajudar algumas pessoas a lidarem com a morte de uma forma menos triste.

Muitas flores são usadas nessa decoração, elas representam a beleza e transição da vida. Elas costumam estar decoradas em forma de arco perto dos altares, simbolizando um portal para os mortos virem visitar os vivos. As flores mais usadas são a crista-de-galo, cravo, crisântemo e cravo-de-defunto.

Espalham-se pétalas até o altar dos mortos, de forma a ajudar as almas dos entes queridos a encontrá-lo.

Agora vamos falar do símbolo mais popular ao redor do mundo quando falamos do Dia de Los Muertos: La Catrina. Essa figura foi inspirada no quadro de José Guadalupe Posada, intitulado La Cavalera de La Catrina (A Caveira da Catrina).

A figura é a representação de uma dama da alta sociedade, com vestido elegante e um chapéu glamuroso. A criação da caveira foi uma crítica social a uma população mexicana mais pobre, renegando suas origens indígenas. Foi uma das várias caveiras humorísticas criadas para demonstrar que todos são iguais e que diferenças sociais não relevância diante da morte.

Em 2003 o Dia dos Mortos foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. As celebrações podem durar até 7 dias e começa por volta de 26 de outro e pode ir até dia 03 de novembro.

Ficou com vontade de viajar para o México para conhecer a festa do Dia de Los Muertos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *