O que é preciso para alugar um carro?

FAQ Locação de Veículos Serviços Hertz I Dollar I Thrifty

Alugar um carro ainda é um tabu na hora de planejar sua viagem de férias ou a trabalho, por ser uma parte bem específica e com muitas dúvidas ainda em relação a como alugar. Muitas pessoas acabam deixando passar ou optando por usar taxis, aplicativos como Uber e 99 ou transporte local.

Vale lembrar que além dos valores embutidos na tarifa por conta do serviço, o período de locação também interfere no preço do aluguel, ou seja, em feriados, alta temporada de férias e datas comemorativas o valor pode aumentar em até 100%. Por isso é sempre bom reservar com antecedência para garantir os melhores preços.

Além disso, na maioria das vezes, os benefícios de conforto e financeiros alugando um carro são muito maiores, por isso vamos tirar todas as dúvidas que você possa ter em relação a locação de carros.

– O que eu preciso para alugar um carro?

Basicamente você precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, passaporte, cartão de crédito com saldo para o bloqueio-caução e ter pelo menos 25 anos de idade. A locação para menores de 25 é permitida para algumas categorias de carro, mediante pagamento de uma taxa.

Vale lembrar que a tolerância de 30 dias após vencimento da CNH não é válida no exterior. CNH digital e cartão de crédito digital também não são aceitos.

Para dirigir no exterior é necessário checar os requisitos de cada país antes de realizar sua reserva, alguns poucos países exigem habilitação internacional ou autorização para dirigir.

Quando necessário, para tirar a carteira internacional de habilitação, basta se dirigir ao Detran ou Ciretran mais próximo e se informar sobre os locais autorizados a emitir a carteira e seguir as orientações passadas.

– O que é caução de aluguel de carros?

É um saldo bloqueado temporariamente no cartão de crédito que assim que devolvido e verificado na inspeção, o valor é desbloqueado e volta como saldo. O tempo de estorno varia de acordo com o banco do cartão de crédito.

Nos Estados Unidos, o valor do bloqueio garantia no cartão de crédito será de, no mínimo, 200 USD ou 150% do valor total do contrato, dependendo que for maior. 

No Canadá, o valor do bloqueio caução será do valor total da locação + 20% ou no mínimo CAD 200,00.

Para reservas sem proteções ou com proteção via bandeira do cartão de crédito, o valor VENAL do veículo poderá ser solicitado como bloqueio garantia.

– Como são as diárias?

Cada diária dura 24 horas com o carro, ou seja, se você retirar o carro as 12h o mesmo deverá ser devolvido as 12h no dia da entrega.

Nós da SG Rentals, representante oficial das marcas Hertz, Dollar e Thrifty, possuímos horários flexíveis para entrega, e oferecemos entrega em local flexível, por exemplo: você pode retirar seu veículo em Miami e devolver em Orlando, caso faça uma viagem aos Estados Unidos e queira aproveitar um pouco mais da costa da Flórida, no seu tempo e com o conforto merecido, mediante uma taxa de devolução.

No valor da diária do carro você pagará por alguns itens que variam de acordo com a categoria do veículo, tipo de carro, seguro e alguns opcionais que podem ser inclusos na reserva.

– Como funciona a política de combustível?

Atualmente há duas opções de política de combustível disponível para aluguéis de carros, são elas:

Tanque cheio para cheio: você pega o carro com o tanque cheio e deve devolvê-lo com tanque cheio.

Tanque pré-pago com reembolso parcial: o tanque cheio é cobrado, tarifa de abastecimento entre outras taxas de serviço e na devolução do carro você é reembolsado pelo que sobra no tanque, mas não recebe o valor cobrado pelo serviço.

Tanque pré-pago: paga pelo tanque cheio e não tem a obrigação de devolvê-lo cheio, mas não recebe nada em troca do que houver de combustível na devolução. Ou seja, você não precisa devolver o tanque cheio, incluído na tarifa All Inclusive.

– Qual a forma de pagamento?

Aqui na SG Rentals, representante oficial das marcas Hertz, Dollar e Thrifty, o pagamento pode ser feito pelo cartão de crédito ou por PIX, em reais. Ou na moeda local do seu destino.

– O carro alugado possui seguro?

Os contratos de aluguel de carro aqui da SG Rentals já incluem o CDW/LDW (cobertura que isenta o motorista no caso de danos ao veículo. Algumas tarifas também incluem o LIS (Proteção a terceiros).

Você também possui a opção de contratar seguro de proteção pessoal e/ou proteção de objetos.

– E se eu atrasar na devolução do carro?

As diárias são contadas a partir de 24h de serviço contratado, com uma tolerância de 1h, após isso é cobrado o valor de outra diária ou taxas referentes a quantidade de horas ultrapassada, tudo depende do que for fechado na hora do aluguel do veículo.

– Qualquer pessoa pode dirigir o veículo alugado?

Não, apenas a pessoa que for a titular do contrato.
Caso precise dividir a viagem com outra pessoa, pois dependendo do roteiro os dos dias dividir o volante é uma excelente opção, isso é possível na contratação de tarifas com motorista adicional incluído ou durante a retirada do carro. Na hora do fechamento do contrato, o motorista adicional é inserido no contrato, apresentando todos os documentos citados anteriormente. Se o motorista adicional não estava incluído na tarifa, é paga uma taxa adicional para incluir o motorista.

– Levei uma multa, e agora?

A multa é enviada para a locadora que repassa a aplicação para o locatário e o pagamento é descontado diretamente no cartão de crédito registrado no fechamento do contrato. Os pontos são registrados na habilitação do condutor que esteve dirigindo no momento da infração.

– Bati o carro, e agora?

Caso o condutor se envolva em algum acidente é necessário ligar imediatamente para a assistência 24h indicada no contrato, por isso é ideal gravar esse número no seu celular ou andar com o contrato na bolsa.

Em alguns casos pode ser cobrado o valor de franquia do seguro, mas isso depende do destino e do que foi fechado em contrato.

– Roubaram meu carro alugado, o que faço?

Imediatamente o condutor deve entrar em contrato com a assistência 24h e informar o roubo, depois ir a uma delegacia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência e após os tramites com o seguro e B.O. em mãos é necessário comparecer a agência e preencher o Avise de Sinistro (somente após 48h do roubo).

– O carro alugado apresentou defeito

Antes de sair com o carro da agência, é recomendado conferir pneus, embreagem, freio, setas, para brisas etc., itens essenciais para uma boa condução do veículo. Se achar necessário pode tirar uma fotografia do veículo antes de sair da locadora.

– Devolvi o carro, o que a locadora irá inspecionar na devolução?

Ao devolver o carro, a locadora verifica o combustível (para estar de acordo com a política do contrato), aspectos da lataria e limpeza. Caso o veículo apresente riscos e muita sujeira, multas podem ser aplicadas.

Caso ainda reste alguma dúvida em relação a locação de carros, a SG Rentals está preparada para te atender e orientar para o seu melhor destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *